ACOMPANHE NOSSOS "XIADOS" !!!

Esse é o blog oficial da Cia Coxia Xiou de teatro, um blog para acompanhar todo o processo que a Cia vai passando em seus encontros. Discussões de roteiro, criações de personagens, e tudo realizado nos encontros da CIA.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

REUNIÃO DE 5/12/2010

A reunião desse dia devido a chuva forte e tempo ruim foi realizada na praça de alimentação do Shopping Boulevard Tatuapé, e contou com a presença apenas de Kellyca, Anna Carolina e Everson.
Na reunião foi discutido a importância de se ter um texto pronto para começar a trabalhar em cima, em vista que o texto "Dorothy prometeu um tiro" ainda não está finalizado, e como já estamos no processo de criação a 2 meses e caminhamos muito pouco para que o texto pudesse virar um espetáculo, decidimos (os presentes) com o consentimento dos outros integrantes a trabalhar um texto pronto, para agilizar nosso processo de criação que está borbulhando em cada um.


Foi lançado na mesa 3 propostas prontas e a escolhida foi "O pássaro do Poente", baseado em uma lenda japonesa conta a história de um jovem caçador, não muito apaixonado pela caça, que um dia salva um pássaro atingido por ele mesmo.
Logo, recebe a visita de uma bela mulher, pedindo-lhe abrigo. Com seu bom coração, não somente acolhe, como se apaixona e casa com ela.
Para ajudar, ela tece belíssimos mantos, que são vendidos a preços muito altos, tornando o rapaz um rico, desejoso de cada vez mais mantos, até a exaustão da moça.

Uma história muito bonita e cheia de magia.
O grupo deve se encontrar no próximo sábado 11/12/2010 para um leitura dinâmica do texto e discutir detalhes da montagem.

sábado, 27 de novembro de 2010

Reunião 21/11/2010



A Coxia Xiou Agradece o espaço cedido , na casa da integrante Iara Manzotti.

Fizemos uma passagem de leitura do texto, que está praticamente pronto. Faltando alguns detalhes de diálogo e sequência de cenas, que serão acertados no nosso próximo encontro.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

REUNIÃO de 16/11/2010 - O Retorno de Iara Manzotti

Sim, nossa loirinha Iara Manzotti que havia nos deixado está de volta e com ela trouxe toda a alegria e amizade que sempre tive por ela. Nosso encontro de domingo foi maravilhoso, pois  juntos conseguimos definir o rumo final do roteiro organizando-o e finalizando para enfim trabalhármos juntos nele de forma a colocar a mão na massa! Abaixo fotos de nosso encontro mais que proveitoso, sempre é ótimo estar na companhia dessa turma fazendo "xiadeira"!



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Reunião de 07/11/2010

 A reunião de 07/11 com ausência de Irene Rangel, seguiu as 17hrs no parque ao lado do metro Carrão, ainda que nosso requerimento para uma sede para CIA ainda não foi finalizada. Mas nem por isso deixamos de cumprir com nosso cronograma, foi uma tarde bem divertida no parque, só que nesse dia um pouco menos produtiva, com a ausência de Irene e ainda porque ainda não atingimos o esperado para o roteiro do espetáculo final. Mas conversamos sobre a sequência de cenas a serem exibidas, a importância de criarmos mais personagens e dar um "up" no roteiro de forma densa e dramática, afim de chegarmos a concordar que tem o peso necessário para ser trabalhado cenicamente.

O POÇO

Nossa amiga Kelly nos trouxe um conto super curto de um livro que fala do poço, como é estar no fundo do poço e tals. Nos outros encontros decidimos que usaríamos o texto no nosso espetáculo e o Vinicius deu a ideia de começar o espetáculo com esse texto e dentro de um poço, feito com armação de cano de pvc forrado com fita isolante preta, achei bárbara a ideia. E como nosso espetáculo fala das decepções amorosas "o poço" veio como um "universo" para todos possam olhar para o escuro e ver se conseguem enxergar uma luz no fundo dele...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Reunião: 31/10/2010 ( Carrão - São Paulo - SP )

Nossa reunião do dia 31/10/2010 aconteceu no parque do Carrão, ficou marcada por um bate papo íntimo, digamos que até por demais. (risos)
Onde todos nós dividimos funções para cada um de forma a nos organizar para o crescimento do trabalho, e principalmente por um bate papo íntimo, onde cada qual contou relatos de relacionamentos passados, partindo do mesmo princípio... DECEPÇÕES AMOROSAS
 
Esse tipo de conversa além de nos aproxima uns dos outros, ajudou muito para a 
elaboração dos personagens, criando Gênesys mais reais, e trazendo mais sentimento e razões para as cenas que vamos interpretar.

Quem realmente é Dorothy?


Quando falamos em Dorothy logo pensamos naquela garotinha meiga do filme O mágico de OZ, acompanhada de seu cachorrinho Totó, Leão, Homem de Lata e Espantalho em busca do castelo de esmeraldas. Bom, essa foi a ideia que tive quando Vinicius Costa (ator) me contou qual seria o nome do espetáculo. Mesmo ouvindo minha ideia ele fez questão de me contar com detalhes quanto a Dorothy que ele havia visto em seu sonho, uma mulher adulta  comum um tanto problemática, que é casada e passa por sérias complicações em seu relacionamento com o amado.


Partindo desses princípios, muitas são as Dorothys que existem por aí, desta forma demos partida a criação de várias Dorothys e seus relacionamentos, para estruturar a história que queremos contar e principalmente a ideia central para atingir a plateia que irá nos assistir. Tudo girando em torno dela e seus problemas de relacionamento, resolvemos então que o tema a abordar nesse espetáculo seria exatamente esse, desejando que a plateia se identifique em Dorothy em vários momentos e em outros com Fausto ou Cláudio, e também com todos os outros personagens.
Mas podemos adiantar que a realidade de Dorothy além de seu lado "meigo" esconde uma face obscura,  e mesmo com esse lado não tão agradável, muitas vezes nos veremos nela, talvez até como a Dorothy do filme "Os demônios de Dorothy Mills"que pela capa do filme é de dar calafrios só de imaginar do que o filme fala!

Através dos sonhos...


Tudo começou atrés um sonho, do qual nosso amigo Vinícius Costa nos trouxe a idéia para construção de nosso primeira montagem como CIA de teatro. Segundo ele, todas as cenas estão na cabeça dele, e a idéia central está vinculada a uma moça e seu amor, ele acordou com todo o sonho em sua cabeça e escreveu esboços do que hoje estamos trabalhando em cima à 1 mês.
Nos encontramos a pouco tempo, como somos amigos de teatro à longa data e eu precisava de uma ajuda na sonoplastia de um espetáculo o convidei para assim fazê-la, e numas dessas voltas de ônibus para casa ele me contou tal sonho e o que mais me chamou a atenção foi o título do qual veio a ele no sonho, DOROTHY PROMETEU UM TIRO.
Eu fiquei muito entusiasmado com a proposta, e tão logo acabou o mês de setembro de 2010 e enquanto eu me despedia de outra Cia de teatro, dava as boas as vindas a idéia de criar uma nova Cia, e em uma tarde de outubro de 2010, com a ajuda e interesse de algumas amigas atrizes, fundamos então a Companhia Coxia Xiou de teatro, o nome sugerido foi esse e acreditem se quiser, sonhei com esse nome.
É o que parece que essa Cia é guiada por sonhos!

Everson Olliver